Dicas de Decoração

Dicas de Decoração

Chegou o grande dia da entrega de chaves do imóvel, mas a euforia de um apartamento novo pode ser abalada quando paramos pra pensar em como mobiliar.

Alguns acham que 35m² é pouco espaço para uma pessoa morar, ou até mesmo duas, mas as praticidades do mundo atual mostram que quanto menor melhor, o ambiente se torna mais aconchegante, mais prático para quem trabalha secularmente e só precisa de um espacinho para dormir, descansar, estudar, e se alimentar.

Muitas ideias de decoração podem ser aproveitadas para dar amplitude no ambiente:

Evite tapetes

Eles também contribuem para a sensação de diminuição de espaço, principalmente os modelos mais felpudos. Mas se gosta de tapetes prefira modelos com cores claras e discretas e o posicione centralizado, afinal eles embelezam, melhoram a acústica, sensação térmica e o aconchego. No quarto das crianças, opte por tapete antiderrapante e antialérgico e coloque próximo à cama ou ao berço.

Espelhos

O espelho é muito utilizado para ampliar o espaço, mas, é preciso tomar cuidado com o local de instalação, pois pode refletir uma parede ou objetos indesejados e poluir o ambiente. Se não tem paredes no quarto disponíveis para colocar o espelho, coloque-o atrás do criado-mudo, em cima da cama (no lugar da cabeceira), ou invista em móveis espelhados.

Luz Natural e Artificial

Aproveite a iluminação natural utilizando cortinas com tecidos leves e claros. Pontos de luz estratégicos como spots, luminárias e abajur também ajudam a criar a sensação de ambiente maior, além de sofisticação, é interessante que o forro seja homogêneo.

Aposte nas listras

Tapetes e papel de parede com listras verticais ajudam a dar amplitude ao ambiente. Truque simples e bastante funcional!

Móveis planejados sob medida e multifuncionais

Os móveis sob medida são perfeitos para decorar e economizar espaço. Além de inteligentes e multifuncionais, conseguem acomodar (e organizar) todos os objetos essenciais para os moradores no dia a dia, aproveitam as paredes e cantos e deixam a área de circulação livre

A escolha da cama também faz diferença: prefira os modelos box com baú, nichos ou gavetas para guardar malas, roupas de cama, de banho, sapatos, etc.

Moveis com dupla face também são muito uteis em ambientes integrados, um guarda roupas bem planejado pode abrigar um painel de TV na parte de trás, para compor sua sala de estar, além de servir de divisor de ambientes, dispensando alvenarias ou drywall.

As estantes abertas são peças coringas para criar divisórias modernas que deixam o ambiente mais sofisticado, além de criar um efeito visual interessante e permitir a passagem da ventilação e de luz.

Gabinetes abertos e suspensos, nichos, prateleiras na parede aproveitam bem os espaços verticais, sem ocupar metragem útil de forma organizada e divertida.

Na área de serviço escolha armários que possam “esconder” os produtos de limpeza e objetos, como vassoura, rodo, baldes, etc. O varal de teto também é fundamental para não prejudicar a circulação.

Portas de correr

A porta de correr se movimenta horizontalmente, por isso ocupa menos espaço em relação às portas convencionais, tanto em guarda-roupa e armários, quanto em portas de ambientes.

Cartela de Cores

Quanto mais claros os tons, maior a sensação de amplitude do espaço. Móveis, piso, paredes, precisam ser bem pensados para não pesar o ambiente e deixá-lo ainda mais apertado. Escolha cores neutras para a base da decoração e deixe as cores mais fortes para serem usadas nos acessórios como almofadas, vasos de flores, roupa de cama, cadeiras, pufes, brinquedos, etc. Use a mesma cartela de tons no piso e paredes para criar o efeito de continuidade.

Brincar com as cores do teto é muito interessante, mas pode ir contra a ideia de amplitude. Para obter excelentes resultados escolha uma cor neutra que seja de acordo com o ambiente, por exemplo, um banheiro com teto verde abacate fica alegre e divertido, já para os dormitórios seria ideal tons mais pastéis que passem tranquilidade. Sempre dose os itens decorativos para que as cores não polua o ambiente e sim o deixe alegre e aconchegante.

Divisórias de vidro

Se você definitivamente quer isolar a lavanderia da cozinha, escolha portas ou divisórias de vidro que mantém a circulação de ar e a passagem de luz, garantindo a amplitude do ambiente.

Cuidado com o tamanho do sofá!

O sofá não precisa ser grande para ser aconchegante e confortável! Antes de escolher o modelo, meça o espaço da sala antes. Opte por modelos com cores lisas e neutras, com menos profundidade, assentos deslizantes ou formato em L, para aproveitar os cantos. Poltrona, pufe e cadeira são excelentes soluções de assentos para quem costuma receber visita em casa, mas não consegue acomodar todo mundo no sofá.

 

Evite objetos desnecessários, essa dica vai ajudar na praticidade do dia a dia, organização dos ambientes, amplitude, e até mesmo financeiramente.

img

D´Casa Incorporadora

Related posts

Curiosidades na construção #1   De onde se originaram os itens que nós utilizamos...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Você sabia? #1

Primeiro Prédio do Brasil   O Edifício Martinelli foi o primeiro arranha céu...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Como receber as chaves do seu imóvel.

Muitas pessoas ficam nervosas ao receber as chaves do seu apartamento, principalmente se é a...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Join The Discussion