Vai comprar um imóvel na planta mas não sabe avaliar preço, condições de pagamento e correção? A gente te dá uma ajuda!

Vai comprar um imóvel na planta mas não sabe avaliar preço, condições de pagamento e correção? A gente te dá uma ajuda!

Você está se planejando para comprar um imóvel em lançamento mas não sabe o que deve considerar quanto ao preço, condição de pagamento e correção? Confira essas dicas e descomplique a sua escolha:

 

  • Preço

Diversas variáveis influenciam o preço de um apartamento em fase de lançamento ou em obras:

Localização: as regiões mais próximas do Centro, melhor abastecidas com infraestrutura urbana e comércio são mais caras. As regiões em desenvolvimento são mais baratas e trazem melhor oportunidade de valorização futura.

Posição/andar da unidade: normalmente quanto mais alto o andar, mais alto o preço. A vista e a posição em relação a iluminação solar também afetam o valor.

Vagas de garagem: número de vagas, posição e cobertura (ou não).

Fase da obra: quanto mais adiantada a obra, mais alto será o preço, pois entende-se que o risco ou custo de oportunidade do comprador vai diminuindo até que este receba a unidade.

Por fim, o preço do apartamento é determinado pela oferta e demanda, quanto maior a demanda, maior será a propensão das construtoras em reajustar preços. Caso aconteça o inverso, as empresas poderão manter os preços estáveis ou fazer campanhas pontuais para estimular as vendas.

 

  • Condição de pagamento e financiamento

A condição de pagamento praticada pelas construtoras consiste em um sinal, parcelas mensais, intermediárias (normalmente anuais ou semestrais), chaves e parcela de financiamento.

Esta situação implica num percentual de pagamento do valor do imóvel até as chaves, um indicador importante para as construtoras no momento de avaliar proposta de compra de interessados.

Normalmente as construtoras financiam o cliente durante as obras e após a legalização do empreendimento o comprador precisa buscar um financiamento bancário e/ou o saque do FGTS para quitar o saldo devedor junto a construtora.

Contudo, há casos em que a construtora financia diretamente o cliente por um prazo mais longo, ou o cliente já assina o contrato de financiamento no ato da compra da unidade, mesmo com o empreendimento ainda em obras.

 

  • O valor do m²

O valor do m² da unidade é calculada dividindo-se o preço de tabela do apartamento pela área do imóvel. A área normalmente considerada inclui a espessura das paredes mas desconta-se a área de vagas de garagem.

Este indicador serve como referência tanto para as construtoras quanto para os clientes, para que se possa comparar diferentes empreendimentos.

Entretanto, o valor do m² deverá ser utilizado com cautela, pois há inúmeras variáveis que afetam o preço do apartamento, como abordado previamente. Só faz sentido equiparar o valor do m² entre produtos muito semelhantes.

 

  • Correção do saldo devedor e parcelas

É praxe no mercado a correção do saldo devedor e as parcelas dos clientes pela inflação, medida pelo índice INCC ou CUB-Sinduscon durante as obras e após a entrega pelo IGPM mais juros de 1% ao mês. Portanto ao avaliar uma tabela de preços, considere que os valores a serem pagos serão corrigidos e não fixos, e prepare seu orçamento para tal.

img

D´Casa Incorporadora

Related posts

Dicas de Decoração

Chegou o grande dia da entrega de chaves do imóvel, mas a euforia de um apartamento novo pode ser...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Curiosidades na construção #1   De onde se originaram os itens que nós utilizamos...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Como receber as chaves do seu imóvel.

Muitas pessoas ficam nervosas ao receber as chaves do seu apartamento, principalmente se é a...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Join The Discussion