Como escolher o melhor apartamento quando ele ainda está na planta?

Como escolher o melhor apartamento quando ele ainda está na planta?

A compra do 1º imóvel é um grande passo, mas muitas pessoas ainda tem grande receio por comprar o apartamento ainda na planta e não fazer uma boa escolha. Confira essas dicas sobre o que você deve considerar para acertar na compra de um lançamento imobiliário:

  • O apartamento – características técnicas e de funcionalidade

A área do apartamento normalmente divulgada pelas construtoras considera a área das paredes, mas exclui-se a área da vaga de garagem. Ela serve como referência para a comparação entre imóveis.

A planta e a distribuição do apartamento contribuem ou prejudicam sua usabilidade. Um imóvel bem distribuído com 75m² pode ser mais interessante do que um de 80m² mal distribuído, que poderá ter áreas “perdidas”.

A qualidade na execução da obra e os materiais empregados também afetarão seu nível de satisfação e o preço do imóvel. Analise o memorial descritivo onde consta a descrição dos itens empregados (tanto os aparentes quanto os “embutidos”) e compare este documento entre todos os empreendimentos para os quais estiver considerando a compra.

Verifique o pé-direito, que é a distância entre o piso e o teto. Há limites mínimos, no caso de Taubaté/SP é de 2,70m. Quanto maior a distância, melhor a ventilação e consequentemente o conforto ao morar.

Avalie se o apartamento é funcional. Imagine-se morando nele. Veja a posição das esquadrias (janelas e portas), a quantidade e a distribuição de tomadas e iluminação, o tamanho e o formato dos cômodos, como se movimentará no apartamento etc. Um bom projeto deverá ter considerado todos esses pontos.

Equipamentos no apartamento também influenciarão seu nível de satisfação e o preço. Sacada gourmet, aquecimento a gás, ar condicionado etc influenciam no preço. Avalie a importância real desses itens para o seu caso, não se deixando influenciar por modismos.

  • Vagas de garagem

As vagas de garagem em um condomínio vertical têm dimensões padrão que preveem a ocupação por um carro médio. Caso você tenha um carro muito grande você não conseguirá usar a vaga, venda-o e use como sinal na compra do imóvel.

Verifique a posição da vaga de garagem, que normalmente é vinculada ao apartamento. As vagas poderão ser isoladas ou em gaveta ou linha (uma atrás da outra), e cobertas ou descobertas.

img

D´Casa Incorporadora

Related posts

Dicas de Decoração

Chegou o grande dia da entrega de chaves do imóvel, mas a euforia de um apartamento novo pode ser...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Curiosidades na construção #1   De onde se originaram os itens que nós utilizamos...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Como receber as chaves do seu imóvel.

Muitas pessoas ficam nervosas ao receber as chaves do seu apartamento, principalmente se é a...

Continue reading
por D´Casa Incorporadora

Join The Discussion